“Preço, lucro… Quanto custa o meu Artesanato?”
“Quanto vale meu trabalho?”
Quanto é…..Preço! Muitos me perguntam sobre isso todos os dias! A grande dúvida de quem esta começando a trabalhar com artesanato é: “Quanto custa? Como calcular o preço do meu Produto?” E é por isso que estou aqui hoje! Vamos falar de preços?
Bom… para Calcular o preço do artesanato / produto, precisamos somar todos os Custos com as Despesas e acrescentar o Lucro, e ai sim teremos nosso Preço de venda!
Isso parece um bicho de 7 cabeças… mas vamos lá.. não é tão difícil assim!
Para começar, o que são os custos, despesas e lucro?
Todos os materiais que vocês utilizam para confeccionar o produto faz parte do Custo: papéis, lâmina, base, cola, durex, fita banana….. enfim, tudo que você vai utilizar / gastar para preparar o produto. Faz parte também a mão de obra, ou seja, o valor relacionado ao tempo de trabalho que você irá precisar para confeccionar o produto.
Mas perai… como calcular a mão de obra?
Para isso você irá precisar definir quanto quer ganhar por mês e dividir esse valor pelas horas de trabalho que você irá dedicar por dia. Tendo essa informação você terá o valor da sua hora de trabalho, e ai é só ver o tempo que irá gastar na produção e multiplicar pela sua hora de trabalho!
Lá no chalk (imagens abaixo) você encontra um exemplo, e ai fica bem mais fácil de entender!
Nas Despesas você irá colocar todos os seus custos fixos!
Portanto vamos somar os impostos, água, luz, telefone, internet etc
Lembre-se que esses valores são proporcionais, não adianta colocar o mês inteiro de internet em um trabalho de apenas um dia, ok? Todos as suas despesas fixas precisam ser somadas e divididas pela quantidade de dias no mês, e depois por hora, ai então ficará fácil saber quanto será adicionado ao produto, pois será só multiplicar pelas horas.
E por fim, vocês irão adicionar o Lucro.
No lucro vocês aplicam o percentual que querem ganhar sobre o produto. É com esse lucro que sua empresa irá crescer, pois com ele você conseguirá criar um capital de giro e separar a verba de investimento.
Agora é interessante que vocês vejam todos as imagens, pois coloquei mais detalhes e mais informações lá!
Espero vocês nos comentários!